No Brasil atualmente o número de cesáreas ainda é maior do que os 15% recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde),do mesmo modo é preciso enfatizar que uma parcela cada vez maior de mulheres tem, se interessado por informações e entender mais sobre o parto normal.
Considere que a gravidez é um período de enorme felicidade na vida de um casal. Do mesmo modo ,surge um sentimento novo e um misto de emoções durante os nove meses de espera pela chegada do bebê. Porém, quando a mulher engravida uma das primeira preocupações é decidir por qual via de parto seu bebê nascerá ,parto normal ou cesariana.
O que é parto normal?
A organização mundial de saúde (OMS) conceitua parto normal como aquele que começa espontaneamente, de baixo risco e assim se mantém até terminar o nascimento do bebê. O recém-nascido nasce espontaneamente, de cabeça para baixo , entre as 37 e as 42 semanas de gestação.
O corpo da mulher quase sempre dá os sinais que ela precisa e a sabedoria interior para reconhecê-los. Os primeiros sinais e sintomas de que o trabalho de parto se aproxima:
- Contrações uterinas inicialmente indolores (contrações de Braxton-Hicks);
- Aumento da secreção vaginal;
- Saída do tampão mucoso;
A SAÍDA DO TAMPÃO MUCOSO E AS CONTRAÇÕES RITMADAS SÃO ALGUNS DOS SINAIS DE QUE A HORA ESTÁ CHEGANDO
De acordo como Ministério da Saúde(2022) as fases do trabalho de parto podem ser divididas em fases latente e ativa do trabalho de parto :
A fase latente do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e alterações variáveis do colo do útero, incluindo algum grau de apagamento e progressão mais lenta da dilatação de até 5 cm. Enquanto a fase ativa do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas regulares, um grau substancial de apagamento cervical e dilatação cervical mais rápida de 5 cm até a dilatação completa.
O que é tampão mucoso?
É uma secreção produzida no início da gravidez e que fica no colo do útero, o protegendo. Tem aspecto gelatinoso às vezes com um pouco de sangue, é expelido pela vagina, quando o colo do útero começa a se preparar para o parto. Diante disso pode ocorrer até 72 horas antes do início das contrações.
Contrações uterinas entenda como é o verdadeiro trabalho de parto normal ?
As contrações uterinas que marcam o início do trabalho de parto normal, ocorrem de forma regular e evoluem com o passar do tempo, frequentemente ficando cada vez mais fortes e duradouras . Logo é indicado ir para o hospital quando as contrações duram entre 45 e 60 segundos e aparecem a cada 3 a 5 minutos.
Rompimento da bolsas das águas
A membrana amniótica poderá romper-se antes ou durante o trabalho de parto. Esse líquido é responsável por diversas funções ao mesmo tempo , como a proteção mecânica e contra infecções no bebê. Em outras palavras ,ele deve ser transparente como água, eventualmente, qualquer alteração na coloração deve ser comunicada imediatamente ao seu obstetra. Aproximadamente cerca de 90% das mulheres cujas membranas se rompem na data estimada do parto ou próximo a ela, entram em trabalho de parto espontaneamente dentro de 24 horas. Porém, se o trabalho de parto não tiver iniciado após várias horas e o bebê estiver a termo, as mulheres devem ser internadas no hospital e em seguida o trabalho de parto é iniciado (induzido) artificialmente para reduzir o risco de infecção.
Quando ir para a maternidade?
Em primeiro lugar ,quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos.
Veja os de itens para levar à maternidade:
- Documentos;
- Exames do pré-natal;
- Cartão da gestante;
- Mala da maternidade.
Dicas
- Primeiramente durante a gestação, procure informações sobre os diferentes tipos de parto e tenha uma conversa com o seu obstetra, para escolha da melhor via.
- Antes de tudo procure se manter calma e relaxada para ajudar na evolução do seu trabalho de parto normal e das contrações.
- Tome banho morno para aliviar o desconforto e logo depois faça atividades, como andar, agachar, para que se possa tornar o trabalho de parto ativo.
- Bem como beber água e comer alimentos leves dão mais força e energia para você e seu bebê.